top of page

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (zhong yi) é um sistema médico milenar. Seu primeiro e mais famoso tratado médico, conhecido como o “Clássico Interno do Imperador Amarelo” foi compilado por volta do século 3 a.c., mas estudiosos concordam que o conhecimento tenha sido passado oralmente desde muito antes.

 

Sua teoria e aplicação são baseadas em observações sutis, porém extremamente pragmáticas, sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente, e entre as partes físicas e funções fisiológicas. A teoria dos cinco elementos/cinco fases é a base dessa filosofia de interdependência das partes.

 

Quando o assunto é efetuar uma mudança no estado de saúde de um individuo, pode-se utilizar da acupuntura e moxabustão, medicina fitoterápica e dietoterapia, manipulação física (Tuina), e/ou exercícios físico-fisiológicos (Qigong). Essas categorias de terapia são consideradas os quatro pilares da Medicina Tradicional Chinesa.

bagua II.png
yin-yan.png

O ser humano é visto como o resultado da interação entre três componentes: Essência (Jing), Energia Vital (Qi) e Espírito (Shen) que correspondem à matriz constitucional, aos processos energético-fisiologicos, e aos estados psico-emocionais, respectivamente. Estes três componentes que formam o complexo corpo-mente são interdependentes.

Jing / "Essência"

Este conceito geralmente é comparado à constituição genética de um indivíduo. Como o código genético, o Jing representa o potencial de vida de um ser humano. No entanto, o conceito de Jing vai além da genética, pois a qualidade da gestação tem de ser considerada também: como foi a alimentação da gestante? Seu estilo de vida? Suas noites de sono? Seu contato com situações emocionalmente carregadas? Qual a sua idade? Todos estes fatores vão influenciar a qualidade do Jing de um indivíduo. A consolidação do Jing ocorre até o fim da primeira infância, por isso se diz que até o fim da primeira infância, os meridianos ainda não estão formados completamente. O Jing possui uma relação direta com a fisicalidade do corpo, sendo o componente mais denso dos três, e é visto como um reservatório de potencial que deve ser preservado.  

Qi / "Energia Vital"

O Qi ou Força Vital é todo processo fisiológico que ocorre no corpo humano. É a força que está por trás de todo tipo de transformação: a produção de calor, a digestão de alimento e absorção de nutrientes, a circulação e produção de sangue a partir destes nutrientes, a respiração, os batimentos cardíacos (...) A qualidade do Qi de um indivíduo depende não só de seu Jing /  Êssencia como também de seu estado de espírito (Shen).

Shen / "Espírito"

O Shen ou Espírito representa todo processo mental e emocional. Suas manifestações incluem estados mentais como clareza, confusão, o ato de recordar, pensar ou abstrair, e emoções como euforia, angustia, medo, estresse, tristeza e ódio. A qualidade do espírito (estado de espírito) depende do Jing (personalidades com certas proclividades psicoemocionais) mas também têm uma influencia direta no Qi de um individuo. Por Exemplo, quando em uma situação de estresse intenso (fator mental/Shen) um indivíduo pode manifestar pressão alta temporária, um aumento de batimentos cardíacos e problemas digestivos como falta de apetite, indigestão e intestino solto ou preso. O Shen é o fator mais volátil e que exerce maior influência em todo complexo do corpo-mente.

Visao Integral do Ser Humano

Jing - Qi - Shen

Bem-Estar e Longevidade

Cada ser humano então é visto como possuindo uma constituição inata (Jing) que depende da genética, da qualidade da gestação e da qualidade da mais nova infância. Esta constituição inata representa o potencial de vida, incluindo não só longevidade no sentido de anos contados como também bem-estar físico e mental.

De acordo com o Clássico do Imperador Amarelo, o mais antigo tratado escrito na Medicina Tradicional Chinesa, todo ser humano possui o potencial de viver uma vida rica e saudável até os 120 anos. No entanto, desarmonias entre o corpo, a mente e o meio ambiente acabam por encurtar este potencial. No campo da mente isto se da devido aos excessos emocionais e no corpo, devido ao estilo de vida. Acredita-se que devemos moldar nossos estilos de vida e dietas de acordo com as estações do ano e com o meio ambiente local, e que na esfera psicológica devemos expressar nossas emoções de maneira fluida. Como resultado harmonizamos o corpo e a mente e prolongamos nossas vidas

bottom of page